Menu fechado

Tratamento para Ansiedade

Você sabia que a ansiedade é inflamatória?

Nós não fomos desenhados geneticamente para viver com ansiedade e os hormônios do estresse em nosso corpo grande parte do dia como nós vivemos hoje. Esses hormônios em longo prazo causam inflamações no corpo todo, inclusive no cérebro. Doenças como obesidade, diabetes, hipertensão, artrite, asma, todas elas estão relacionadas com essas inflamações causadas pelos hormônios do estresse. Na verdade, todas as doenças que existem OU são causadas pelo estresse OU pioram com o ele. A depressão, por exemplo, está ligada ao estresse crônico.

O mais interessante disso tudo é pensar que a humanidade tem tantos anos nesse planeta, mas todas as epidemias que nós tempos hoje foram desenvolvidas nos últimos anos. Ou seja, diabetes, hipertensão, obesidade, asma, dependência química, são doenças que se alastraram recentemente. Então o que será que existe na vida hoje que não existia antes? As respostas são muitas. Nós não fomos geneticamente desenhados para o estresse constante e esse estresse é consequência de várias coisas: isolamento social, sedentarismo, pensamentos “caóticos”, pouco contato com sol e natureza, alimentação de má qualidade, sono de má qualidade, etc. Todo esse estilo de vida causa ansiedade e, portanto, é inflamatório. Cuidar do estresse e ansiedade é fundamental nesse contexto.

Palavras-chave: estresse, ansiedade, inflamação, depressão, doenças, isolamento social, sedentarismo, pensamentos “caóticos”, pouco contato com sol e natureza, alimentação de má qualidade, sono de má qualidade, psicoterapia, mindfulness, meditação.